[email protected]   T. 22 530 5151

Saúde

Abordagem de proximidade
Intervenção junto de populações específicas de pessoas em situação de “sem abrigo” que não estejam efetivamente abrangidos pelos serviços convencionais, bem como no domínio da promoção da saúde pública.
Redução de riscos
Promover a mudança do comportamento dos consumidores de substâncias psicoativas, a fim de diminuir os riscos nos casos em que não é possível impedir o consumo ou conseguir a abstinência.
Acessibilidade aos Serviços de Saúde e Sociais
Promover a aproximação e o acesso do indivíduo aos serviços de saúde e sociais disponíveis.
Cidadania
Criar condições que permitam à pessoa uma estruturação de vida com o mínimo de dignidade, desenvolvendo assim uma consciência de cidadania.

Projetos em Curso

Projeto Elos

Gabinete de Apoio a pessoas sem enquadramento sociofamiliar: Estrutura de proximidade onde se torna possível a prestação de cuidados básicos de saúde, cuidados de higiene e alimentação mínimos, cuidados de enfermagem, apoio médico, o rastreio de doenças infeciosas, apoio psicossocial que permita uma efetiva aproximação às estruturas da comunidade com programas de reinserção mais estruturados.

Contacto: T 225401122 ou 933512246 [email protected]

Saber mais

Unidade Móvel

Espaço móvel de prevenção de doenças infeciosas:Estrutura sócio sanitária que funciona em instalações móveis, situando a sua atividade na proximidade de locais associados ao consumo de substâncias psicoativas e à prostituição. Estes Espaços destinam-se ao rastreio e tratamento das doenças infeciosas mais frequentes nos consumidores, à vacinação da população em risco e a concorrer para a redução do consumo endovenoso ou fumado de heroína na rua, por via da substituição por metadona, de acordo com a lei.

Contacto: T 225401122 ou 933512246 [email protected]

Equipa de Rua

A Equipa de Rua destina-se a promover a redução de riscos no espaço público onde o consumo de substâncias psicoativas seja vivido como um problema social, podendo prosseguir esse objetivo através do desenvolvimento de ações de divulgação de utensílios e programas de redução de riscos, de prestação de informação no âmbito das dependências, de promoção do encaminhamento adequado das pessoas em situação e risco, de intervenção nos primeiros socorros face a situações de emergência ou negligência, e substituir seringas e acordo com a lei.  A área geográfica de intervenção da equipa de rua deve corresponder a locais associados ao consumo e tráfico de drogas

Contacto: T 225401122 ou 933512246 [email protected]

Projeto Âncora

Espaço móvel de prevenção de doenças infeciosas:Estrutura sócio sanitária que funciona em instalações móveis, situando a sua atividade na proximidade de locais associados ao consumo de substâncias psicoativas e à prostituição. Estes Espaços destinam-se ao rastreio e tratamento das doenças infeciosas mais frequentes nos consumidores, à vacinação da população em risco e a concorrer para a redução do consumo endovenoso ou fumado de heroína na rua, por via da substituição por metadona, a ser dispensada nas instalações afetas aos projetos, de acordo com a lei.

Contacto: T 252642841 ou 938692435 [email protected]